sábado, 4 de agosto de 2007

Biquini tem mais de 60 anos

O fato de banho de duas peças que está hoje tão integrado na nossa cultura foi outrora considerado escandaloso. A sua história é breve mas ilustre.
O biquíni foi inventado e lançado quase simultaneamente por dois designers de moda franceses: Jacques Heim e Louis Reard. Jacques Heim criou um fato de banho de duas peças para vender na sua loja de praia em Cannes. Chamou-lhe “Atome”, pelo seu reduzido tamanho e em comparação com o átomo, a mais pequena partícula de matéria conhecida.
No mesmo Verão de 1946 em que Jacques Heim apresentou o seu “Atome”, Louis Reard criou um fato de banho idêntico, também com duas peças. Apelidou-o de “Bikini” - em alusão às experiências atómicas francesas no Pacífico Sul, junto ao recife de Bikini – e proclamou que era “o mais pequeno fato de banho do mundo”. A criação de Louis Reard suplantou rapidamente o “Atome” e o nome biquíni tornou-se na designação oficial do fato banho de duas peças.
O biquíni foi oficialmente apresentado em passerelle no dia 5 de Julho de 1946, pela modelo francesa Micheline Bernardini. Uma série de correspondentes americanos responsáveis por cobrir o desfile ficaram tão chocados como entusiasmados com o reduzido traje da modelo. Muitos americanos consideravam o biquíni demasiado escandaloso. A criação de Louis Réard causou um tumulto tão grande que os modelos seguintes tiveram que ser mais tapados para ajudar a impulsionar as vendas.
O biquíni foi inicialmente banido pela igreja em Itália, Espanha e Portugal. No Rio de Janeiro, em 1947, foi formada a sociedade anti-biquíni. Hollywood rendeu-se, no entanto, ao seu encanto, assim como as actrizes Brigitte Bardot, Marilyn Monroe, Rita Hayworth e Jayne Mansfield. Quando a revista Life publicou uma fotografia de Jayne Mansfield vestida com um biquíni, este passou a ser aceite nos Estados Unidos.
A Alemanha foi menos receptiva. Numa edição de 1957 da revista Das Mädchen lia-se: “Não precisamos de desperdiçar quaisquer palavras sobre o tão falado biquíni. Afinal, é impensável que uma rapariga decente venha a usar tal coisa”. O biquíni só foi aceite na Alemanha nos anos 60.
Os biquínis originais das décadas de 1940 e 1950 eram bastante recatados, quando comparados com os modelos actuais. Os calções eram cortados acima do umbigo e os tops cobriam totalmente o peito. Apesar deste modesto começo, o biquíni sofreu múltiplas transformações nas décadas seguintes, chocando, muitas vezes, o mundo com os seus modelos cada vez mais reveladores. Hoje o biquíni é tão apreciado como o fato de banho de uma peça, sendo considerado um artigo de moda must-have.
toda a informaçao retirada de:

Sem comentários: