Em nome do ambiente, fato e gravata ficam em casa
Usar roupas mais frescas e informais é o que a ONU propõe aos seus funcionários e corpo diplomático, durante este mês de Agosto. O objectivo é adaptar os trabalhadores ao novo plano de poupança energética, que implicará a redução do ar condicionado.
“Cool UN(uma ONU fresca)” é, de acordo com o Portugal Diário e a Lusa, o nome desta iniciativa, que vai fazer subir a temperatura na sede da Secretaria Nacional da ONU. Nessas instalações, os normais 22,2 graus Celsius vão subir para 25, sendo que o anexo que alberga as salas de conferências da organização passará de 21,1 para 23,9 graus.
Para assegurar as boas condições de trabalho dos seus cerca de cinco mil funcionários, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon deu, então, autorização para a flexibilização do código de vestuário. Com os espaços mais quentes, a solução mais fácil parece mesmo ser deixar os fatos e gravatas em casa.
Se esta iniciativa correr bem, no Inverno poderá verificar-se a situação inversa, ou seja, descer a temperatura do ar condicionado. Aí, o ideal será preparar os funcionários para o frio que se pode fazer sentir e aconselhá-los a utilizar roupas mais quentes.
A ONU estima que a diminuição do consumo de ar condicionado permitirá reduzir a factura energética do edifício em cem mil dólares e evitar a emissão de 300 toneladas de dióxido de carbono, que é o gás tido como o principal responsável pelas alterações climáticas.
toda a informação retirada de:
Sem comentários:
Enviar um comentário