domingo, 7 de setembro de 2008

A Vida e Obra de Valentino

O nome de Valentino é sinónimo de luxo e glamour. O famoso designer italiano, que vestiu algumas das mais elegantes mulheres do mundo, incluindo Elizabeth Taylor, Jackie Kennedy e Audrey Hepburn, anunciou há cerca de um ano que iria deixar a casa de moda que fundou em 1960 e é tema de um novo livro publicado pela Taschen. "Una Grande Storia Italiana - Valentino Garavani" presta homenagem à ilustre carreira de Valentino através de uma extensa selecção de imagens de arquivo e artigos de jornal, assim como entrevistas com os seus amigos e colaboradores mais próximos. Graydon Carter da Vanity Fair, John Fairchild do Women´s Wear Dail, Ingrid Sischy da Interview, Franca Sozzani da Vogue Itália, Anna Wintour da Vogue americana, Suzy Menkes do International Herald Tribune, e o actor Rupert Everest contribuíram com textos pessoais. Com uma edição limitada de 2000 exemplares, "Una Grande Storia Italiana" é um collector item para qualquer profissional de moda. Cada livro é numerado individualmente, tem uma elegante capa em seda pintada e é apresentado numa caixa de seda vermelha (Valentino RED). A obra é editada por Armando Chitolina e já se encontra à venda há algum tempo por €750. O editor Armando Chitolina iniciou a sua carreira como consultor de imagem e design gráfico para várias revistas. Foi director artístico da Vogue Itália e da L´Uomo Vogue e durante vários anos concebeu a imagem das casas Moschino e Mila Schön. Entre os livros que editou para a Taschen destacam-se: William Claxton´s Jazz Seen; Gian Paolo Barbieri´s Equator; The book of Tiki; Fantasy Worlds; Naked as a Jaybird.
toda a informação retirada de:
site oficial da editora Taschen:

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Valentino no Cinema

Valentino é o último criador de moda a ser imortalizado no cinema. Segundo informações do The Hollywood Reporter, o designer italiano será tema do documentário “Valentino: The Last Emperor” (Valentino: O último Imperador). A produção, que será levada ao grande ecrã por Matt Tyrnauer, um correspondente especial da Vanity Fair americana, surge na sequência de Lagerfeld Confidentiel – o documentário sobre Karl Lagerfeld, que foi lançado o ano passado.
A proposta é registar os 45 anos de carreira de Valentino. Em dois anos, Matt Tyrnauer captou mais de 250 horas de filmagens do designer e de pessoas relevantes na sua vida. “Para captar os momentos realmente grandiosos, tivemos de permanecer no seu atelier muito tempo. Valentino está rodeado por um grupo cingido de amigos e trabalhadores, mas casualmente a sua guarda baixava e eles esqueciam-se que havia uma equipa de filmagem na sala”, conta Tyrnauer.
Valentino: The Last Emperor estreou em Maio, no Festival de Cinema de Cannes.
toda a informação retirada de:
www.modalisboa.pt

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Valentino Garavani

Valentino Garavani nasceu em Voghera, Itália, em 1932. Depois de estudar francês e Design de Moda na Academia dell’Arte, em Milão, mudou-se para Paris, onde trabalhou como assistente de Jean Desses e Guy Laroche. Em 1960 regressou a Itália e fundou a sua empresa em Roma. Passados dois anos já contava com clientes tão célebres como Jacqueline Kennedy, a princesa Margarita e Elizabeth Taylor. Na década de 1960 consolidou-se internacionalmente e integrou o grupo restrito de designers que fizeram da Moda “Made in Italy” um sinónimo de luxo e qualidade.
toda a informação retirada de:
site oficial da marca de luxo Valentino:

Very Valentino

O Museu de Artes Decorativas de Paris foi o cenário escolhido para expor as cerca de duzentas peças de Alta Costura de Valentino Garavani. O designer italiano, que vestiu algumas das mais elegantes mulheres do mundo, incluindo Elizabeth Taylor, Jackie Kennedy e Audrey Hepburn, retirou-se do mundo da moda em Janeiro passado mas continua a dar muito que falar.
A mostra intitula-se “Valentino, temas e variações” e estará patente até 21 de Setembro de 2008, dando ao público a oportunidade de desfrutar da brilhante trajectória profissional do criador. Valentino disse adeus ao mundo da moda, mas a moda não se despediu dele.
toda a informação retirada de:
site oficial do Musée des Arts Décoratifs de Paris:

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Festival de Cinema de Veneza presta homenagem a Valentino

O 65º Festival de Cinema de Veneza que decorre entre 27 de Agosto a 6 de Setembro. Vinte e um filmes disputam o Leão de Ouro nesta importante mostra internacional de arte cinematográfica, que este ano é dedicado ao realizador egípcio Youssef Chahine, falecido em Julho passado. A concorrer ao galardão está também o filme “Nuit de chien”, de Werner Schroeter, filmado no Porto e em Lisboa, há cerca de três meses. Este ano, Veneza dedica também um momento ao mundo da moda. Matt Tyrnauer, colaborador da edição americana da revista Vanity Fair, preparou um documentário sobre a vida e obra do designer italiano Valentino Garavani.
A película foi filmada de acordo com a corrente francesa do “cinéma verité”. Consiste em utilizar uma pequena equipa de filmagem, com a câmara ao ombro, para conseguir um efeito verdadeiramente intimista. “Valentino: O último imperador” conta a história da sua extraordinária vida e obra, explorando todos os assuntos que afectam o negócio da moda num tom muito pessoal, repleto de glamour e com momentos cómicos. "Esta película é uma biografia autorizada, que abrange toda a minha vida, a moda e todos os eventos em que participei. Há vídeos de época com as divas que vesti, com a minha voz em off", declarou Valentino. O filme foi apresentado a 28 de Agosto.
Entretanto, o Musée de la Mode et du Textile, em Paris, presta também homenagem ao designer italiano, com a mostra “Valentino, temas e variações”, que estará em exibição até 21 de Setembro.
Valentino Garavani obteve o seu primeiro êxito como designer de moda no início da década de 1960 e retirou-se das passerelles no passado mês de Janeiro, após mais de quatro décadas a somar êxitos e a vestir celebridades como Jacqueline Kennedy, a princesa Diana de Gales e actrizes como Liz Taylor, Jane Fonda, Sophia Loren ou Ava Gardner.
toda a informação retirada de:
site oficial do filme "Valentino, the last emperor":

"Renewable Clothing" por Fernando Brízio

Já todos sujámos peças de roupa com manchas de caneta mas talvez nunca nos tenha ocorrido tirar partido desses borrões. Imagine um vestido branco com múltiplos pequenos bolsos para colocar a seu gosto canetas de feltro sem tampa (este pormenor é importante). Pode escolher as cores ao acaso e em menos de uma hora elas espalham-se pelo tecido e as sempre indesejadas manchas transformam-se na própria estampagem. Após a lavagem, o vestido recupera a brancura e fica pronto para uma nova utilização e para uma nova “estampagem”.
Esta curiosa peça não é fictícia. Baseada no conceito “Do-it-yourself”, faz parte do projecto “Renewable Clothing”, que o designer Fernando Brízio apresenta na exposição “Flexibility Design in a fast-changing society”, patente até 12 de Outubro no antigo estabelecimento prisional “Le Nuove”, em Turim, Itália. “O tema da exposição – Flexibility – deu-me a oportunidade de recuperar ideias que ainda estavam por resolver. Isto permitiu-me criar objectos abertos que, tal como um programa, podem ser modificados, apagados ou reiniciados múltiplas vezes”, explica o designer.
toda a informação retirada de:
site oficial do designer Fernando Brízio:

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Hedi Slimane assina a primeira capa da Vogue Hommes Japão

“Existe uma moda antes de Hedi Slimane e existe uma moda depois de Hedi Slimane”, declarou Kazuhiro Saito, editor-chefe da nova Vogue Hommes Japão. O ex director artístico da Dior Homme fotografou a capa do primeiro número da versão japonesa da célebre revista de moda, cujo lançamento está previsto para 10 de Setembro.
Este não é o primeiro ensaio fotográfico de Hedi Slimane. O designer teve o seu grande regresso artístico em Novembro de 2007, com a apresentação de uma exposição de fotografia e a publicação de um livro: “Hedi Slimane - Perfect Stranger”. Este projecto artístico, nascido de uma encomenda do MUSAC (Museu de Arte Contemporânea de Leon, em Espanha), reuniu todos os documentos sobre o Festival de Benicassim 2007, um vídeo e fotos da autoria de Hedi Slimane. Paralelamente, o designer tem um diário fotográfico na Internet, o Hedi Slimane Diary, que vale a pena ver em http://www.hedislimane.com/diary/.
toda a informação retirada de:
site oficial da revista de moda Vogue Hommes Japan:
site oficial do designer de moda Hedi Slimane:

Site Nuno Gama

“Um homem contemporâneo, urbano, que aprecia o bom design, que gosta da diferença e de assumir essa diferença perante os outros, gosta de estar bem consigo mesmo, gosta de conforto, bons materiais, bons acabamentos”. É este o público-alvo de Nuno Gama e foi a pensar nele que o designer desenvolveu o seu site oficial.
Lançado no passado dia 16 de Agosto, http://www.nunogama.pt/ não só exibe imagens e vídeos das colecções Verão 08 e Inverno 08/09, apresentadas nas últimas duas edições da ModaLisboaEstoril, como dá a possibilidade aos clientes e fãs do designer de comprarem online algumas peças da sua colecção actual, assim como acessórios e jóias. A oferta é diversificada: cardigans, jeans, pólos, sweaters, t-shirts, camisas básicas e de fantasia, cintos, suspensórios e terços. E o processo é bastante simples: basta aceder a http://www.nunogama.pt/, entrar na loja online, seleccionar as peças preferidas nas cores e tamanhos pretendidos e ir enchendo o carrinho de compras.
Nuno Gama espera que “gostem, que façam muitas compras e que sobretudo se sintam bem com o que comprarem…E de bem com a vida”.
toda a informação retirada de:
site oficial do designer de moda Nuno Gama: