domingo, 31 de agosto de 2008

A história de Margarete Steiff

Margarete Steiff nasceu em 1847 na cidade alemã de Giengen. Com um ano e meio de idade, ficou imobilizada das pernas e com o braço direito debilitado. Três anos mais tarde foi dado o diagnóstico: paralisia infantil. Com a ajuda das irmãs e amigos foi para a escola e aos 17 anos fez um curso de costura.
Em 1874, o seu pai transformou um espaço da casa numa pequena alfaiataria e com os primeiros lucros comprou uma máquina de costura. Margarete fundou o seu próprio negócio e começou a vender roupa e objectos para casa. Depois de ver um pequeno elefante numa revista de moda, tirou o molde e fez dele um alfineteiro. O sucesso foi imediato, especialmente junto das crianças, que queriam o elefante como brinquedo. Em 1880, Margarete fundou a Steiff e em seis anos o elefante vendeu mais de 5 mil unidades. Margarete passou a desenhar os próprios modelos e em 1893, o catálogo da empresa incluía também macacos, cavalos, porcos, ratos, cães, gatos. Em 1902, o seu sobrinho, que também trabalhava na empresa, criou um urso de peluche com braços e pernas que se moviam. Inicialmente, Margarete não acreditava muito na ideia, mas concordou que ele apresentasse a criação na feira de brinquedos de Leipzig. O sucesso começou quando um comprador americano fez uma encomenda de 3 mil ursos.
A partir de 1906, as vendas de ursos de peluche nos EUA dispararam e estes passaram a ser conhecidos pelo nome de "Teddy Bear". Em 1907, a empresa tinha 400 funcionários, 1800 home workers e produziu mais de 1,7 milhões de brinquedos, incluindo 970 mil teddy bears.
Margarete Steiff morreu aos 61 anos, mas a sua empresa ainda existe e continua a distinguir-se pelos seus de ursos de peluche de tradição e qualidade.
toda a informação retirada de:

Um urso de peluche "couture"

A empresa alemã de brinquedos Margarete Steiff associou-se a Karl Lagerfeld para produzir um urso de peluche que lembra o designer com os seus distintivos óculos de sol, leque, fato preto e camisa branca.
Esta colaboração especial é limitada a 2500 ursos, que estarão à venda em Setembro nas lojas Neiman Marcus, nos Estados Unidos, por 1500 dólares cada.
A Alta Costura alia-se ao mundo dos brinquedos!
toda a informação retirada de:
site oficial da empresa alemã de brinquedos Margarete Steiff:
site oficial da loja Neiman Marcus:

Terceiro Manifesto de Stefano Pilati para YSL

Stefano Pilati vai lançar o seu terceiro Manifesto no próximo dia 6 de Setembro. Por ocasião da apresentação da colecção Outono/Inverno 08/09 da YSL, mais de 500 000 cópias do jornal Manifesto serão distribuídas pelas ruas de Paris, Nova Iorque, Londres, Tóquio e Hong Kong. O Manifesto apresentará a nova musa da casa francesa, Naomi Campbell, fotografada por Inez van Lamsweerde e Vinoodh Matadin. A novidade da estação: os primeiros 5000 transeuntes a receberem o jornal receberão também um saco em algodão de edição limitada, imaginado pelo próprio Stefano Pilati. No mesmo dia, uma série de mini curtas-metragens serão difundidas no site da marca.
toda a informação retirada de:
site oficial da casa francesa Yves Saint Laurent:

sábado, 30 de agosto de 2008

Exposições de Moda

O mês de Agosto está a acabar e o novo semestre começa com uma série de novas exposições dedicadas à Moda.
Em Outubro, o Museu Tèxtil i d´Indumentària de Barcelona inaugura a sua nova sede com “El cuerpo vestido”, uma reestruturação da sua colecção permanente.
De Barcelona saltamos para Paris, que acolhe duas mostras imperdíveis. Entre 29 de Outubro de 2008 e 25 de Janeiro de 2009, a Bibliothéque Nationale de France apresenta uma exposição de fotografia americana dos anos 70, enquanto o Musée de la Mode et du Textile presta homenagem à rainha do tricô, Sonia Rykiel, de 20 de Novembro de 2008 a 19 de Abril de 2009.
Em Veneza, o Museo Fortuny, antigo atelier do criador espanhol Mariano Fortuny, exibe até 5 de Janeiro o trabalho de George Barbier, notável ilustrador do início do século XX.
E em Antuérpia, o Fashion Museum assinala os vinte anos da Maison Martin Margiela, expondo o melhor do trabalho do designer belga até 8 de Fevereiro de 2009.
Viajando até Inglaterra, o V&A Museum, em Londres, apresenta mais de 300 objectos de design em “Cold War Modern: Design 1945-70”, de 25 de Setembro de 2008 a 11 de Janeiro de 2009, enquanto o Museum of Costume, em Bath, mostra o trabalho do designer Bill Gibb, entre 17 de Outubro de 2008 e 4 Outubro de 2009.
Já nos Estados Unidos, o De Young Museum, em São Francisco, presta tributo a YSL, a partir de 1 de Novembro.
toda a informação retirada de:
site oficial do Museu Tèxtil i d'Indumentària:
site oficial da Bibliothèque Nationale de France:
site oficial do Musée de la Mode et du Textile:
site oficial do Museo Fortuny:
site oficial do Fashion Museum:
site oficial do Victoria & Albert Museum:
site oficial do Museum of Costume:
site oficial do De Young Museum:

Exposições em destaque - Desenhos de Escritores

Desenhos de Escritores
1 Set a 2 Nov
O Museu Colecção Berardo reúne, numa única exposição, um conjunto de obras dos maiores nomes da literatura mundial que praticaram a arte do desenho, do guache, da gravura, das colagens - de George Sand a Bernard Heidsieck, do romantismo à poesia sonora, passando pelos surrealistas e até à beat generation. São desenhos de cento e cinquenta autores que podem ser vistos em Lisboa, suscitando uma reflexão em torno do que une e o que separa a escrita do desenho. O Museu Colecção Berardo complementa a mostra com o excepcional testemunho dos escritores-desenhadores portugueses Almada Negreiros, Mário Cesariny e Ana Hatherly.
toda a informação retirada de:
para mais informações consultar o site do Museu Colecção Berardo:

Teatro em destaque - A Torre de la Défense

A Torre de La Défense
A partir de La Tour de la Défense de Copi ; Luís Castro, adaptação e encenação ; Olinda Gil, tradução; Margarida Cardeal, Martinho Silva, Miguel Costa, Miguel Loureiro e Patrícia Andrade, interpretação.
9 a 14 Set: 21h30
A Torre de La Défense, quarta apresentação da Karnart em 2008, é um espectáculo baseado em La Tour de la Défense do dramaturgo argentino Copi (1939-1987). Depois da dupla abordagem de L’Homosexuel ou la Difficulté de s’Exprimer, em 2005 com três actrizes e em 2007 com três actores, surge mais um texto desconcertante deste autor. Um casal gay, uma burguesa e a sua filha, um travesti, um árabe e um americano encontram-se na noite de passagem de ano de 1977, num apartamento do Bairro de La Défense, em Paris.
Informações Úteis: Preço dos bilhetes 12€ (público em geral) e 5€ (jovens até 30 anos)
Maiores 16 anos
Duração: 2h30
Culturgest no Grande Auditório
Endereço: Edifício Caixa Geral de DepósitosRua Arco do Cego
toda a informação retirada de:
para mais informações consultar a programação da Culturgest:

Cinema em destaque - Babylon A.D.

Babylon A.D.
De Mathieu Kassovitz, com Vin Diesel, Mélanie Thierry, Michelle Yeoh, Gérard Depardieu, Charlotte Rampling.
Ficção Científica
Duração: 90m
Data: EUA/FRA, 2008
Baseado na obra de ficção científica Babylon Babies de Georges Dantec, o filme conta a história de um mercenário que tem a missão de guiar uma jovem rapariga, educada num mosteiro, acompanhada da sua freira guardiã, numa viagem da Europa de Leste ao continente americano. Uma jornada árdua face aos ataques de um grupo religioso que pretende apoderar-se da jovem, detentora da salvação do mundo.
toda a informação retirada de:

Cinema em destaque - Terra de Bravos

Terra de Bravos
De Irwin Winkler, com Samuel L. Jackson, Jessica Biel, 50 Cent, Brian Presley, Christina Ricci.
Drama
Duração: 105m
Data: EUA/Marrocos, 2008
O veterano realizador e produtor norte americano Irwin Winkler dirige um filme que relata o regresso a casa e a reintegração na vida civil de quatro soldados americanos, após uma longa e dolorosa missão no Iraque. Pouco depois de receberem a notícia que a sua missão está prestes a terminar, sofrem uma emboscada numa pequena aldeia iraquiana, durante uma incursão humanitária para levar medicamentos. Nos Estados Unidos, vão ter de enfrentar os seus traumas físicos e psicológicos: Will (Samuel L. Jackson) sente-se devastado interiormente; Vanessa (Jessica Biel), mãe solteira, tenta criar a sua filha depois de ter perdido uma das mãos na emboscada; Tommy (Brian Presley) tenta refazer a vida, depois do seu melhor amigo ter morrido no Iraque e Jamal (50 Cent) continua a reviver momentos traumáticos.
toda a informação retirada de:

sábado, 23 de agosto de 2008

Livros em destaque - A Rapariga Que Inventou Um Sonho

A Rapariga que Inventou um Sonho
Haruki Murakami
Contos
Editora: Casa das Letras
Data: 2008
Título Original: Blind Willow, Sleeping Woman
Tradução de Maria João Lourenço; 430 páginas.
No conto O Espelho, um homem de trinta anos que nunca viu um fantasma, teve uma premonição ou sentiu medo, sofre a experiência mais aterradora da sua vida: numa noite de tempestade vê-se reflectido num espelho imaginário. A imagem reproduzida tenta controlar os seus gestos procurando transformá-lo num reflexo de si próprio. Outras 23 pequenas narrativas completam esta colectânea dos melhores contos de Haruki Murakami. Todos com o toque de fantástico que caracteriza a obra do popular escritor japonês.
toda a informção retirada de:

Livros em destaque - 33 Poesias

33 Poesias
Vladimir Maiakovski
Poesia
Editora: Quasi
Data: 2008
Tradução e prefácio de Adolfo Luxúria Canibal; 104 Páginas.
Maiakosvski (1893-1930) demonstrou um interesse precoce pela pintura, mas foram os seus talentos para a linguagem e para o drama que acabaram por prevalecer. Associou-se aos futuristas russos rejeitando os géneros e as formas literárias tradicionais como expressões ultrapassadas e irrelevantes face à vida moderna. Criou um novo estilo para expressar as características específicas do século XX: os conflitos sociais, a mecanização, o ritmo da vida nas cidades. A presente selecção reúne 33 dos seus textos poéticos mais curtos, dispersos entre 1912, ano que o autor balizou como de arranque da sua actividade literária, embora tenha escrito e publicado antes, em 1930, ano do seu suicídio, com um tiro de pistola. Formam, no seu conjunto, uma excelente introdução à obra do poeta vanguardista que escreveu: “Exibirei a série de cores da minha imaginação como a cauda de um pavão, / entregarei a minha alma a um enxame de rimas desconhecidas”.
toda a informação retirada de:

Dança em destaque - Transports Exceptionnels

CCB Fora de Si - Transports Exceptionnels
Companhia Beau Geste.
29 Ago: 18h, 30, 31 Ago: 16h, 18h
O braço da grua integra o movimento da dança e é também como um braço humano que pega, empurra e mima. A rotação da máquina é um movimento amplo, mas também um carrossel. A pá que escava, fura, transporta e despeja talvez seja por extensão poética semelhante a uma mão que leva, que eleva ou que protege. O homem e a máquina fundem-se num dueto apaixonado.
Informações Úteis: Entrada Principal
Entrada livre
toda a informação retirada de:
para mais informações consultar a programação do Centro Cultural de Belém:

Dança em destaque - Glow

Glow
Chunky Move
29, 30 Ago: 19h, 21h30
Espectáculo de dança que utiliza um sistema de alta tecnologia para gerar digitalmente imagens e paisagens visuais, em tempo real, em resposta aos movimentos do corpo da bailarina que está em palco. Resulta, então, que nenhum espectáculo é repetível, pois quer os movimentos da bailarina quer, consequentemente, as imagens geradas, mudam a cada apresentação. O espectáculo vem ao Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian pela mão da companhia australiana Chunky Move, fundada em 1995 por Gideon Obawzanek, ex-bailarino da Sidney Dance Company, que assina esta coreografia criada em 2006.
Informações Úteis: Sala Polivalente
Preço dos bilhetes: 5€
toda a informação retirada de:
site oficial do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian:
site oficial da companhia australiana Chunky Move:

Cinema em destaque - Superhero Movie - Um Estrondo de Filme!

Superhero Movie - Um Estrondo de Filme!
De Craig Mazin, com Drake Bell, Sara Paxton, Christopher McDonald, Ryan Hansen, Jeffrey Tambor.
Comédia / M12
Duração: 85m
Data: EUA, 2008
Um filme que parodia alguns super-heróis como o Homem Aranha, o Super-Homem e o Quarteto Fantástico.
toda a informação retirada de:

Cinema em destaque - Aquele Querido Mês de Agosto

Aquele Querido Mês de Agosto
De Miguel Gomes, com Sónia Bandeira, Fábio Oliveira, Joaquim Carvalho.
Documentário / M12
Duração: 150m
Data: FRA/POR, 2008
Presente na 40ª Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes, onde recebeu o aplauso entusiástico da crítica, a segunda longa-metragem de Miguel Gomes cruza a ficção com o documentário.
Conta as histórias - constantemente interrompidas pelo realizador e equipa técnica - de um pai e de uma filha, do primo dela, e dos músicos de uma banda que anima as aldeias do Portugal profundo. Múltiplas narrativas ambientadas num quente mês de Agosto, entre festas e romarias, quando os populares se cruzam com os emigrantes que regressam à terra.
toda a informação retirada de:

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Karl Lagerfeld investe na ilha da moda no Dubai

Depois de Elie Saab e Christian Lacroix, chegou a vez de Karl Lagerfeld enveredar pela área da decoração. O director criativo da Chanel assinou um acordo com a Dubai Infinity Holding para desenhar os interiores de 80 imóveis de luxo na Isla Moda, a primeira ilha no mundo inteiramente dedicada à moda, que será criada no arquipélago artificial “The World”, no Dubai.
Na ilha serão construídas também lojas de Alta Costura, perfumarias, estúdios de design, áreas para eventos de moda, um hotel de luxo com cerca de 250 quartos e vilas temáticas desenhadas por designers internacionais. Outros quatro grandes nomes do mundo da moda deverão juntar-se a Karl Lagerfeld para dar a sua contribuição a este ambicioso projecto, que deverá estar concluído em 2015. Segundo Karl Lagerfeld, o “Dubai tem tudo para se tornar o próximo centro mundial da moda”.
toda a informação retirada de:
site oficial da Dubai Infinity Holding:

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Homenagem a Dorian Leigh

A americana Dorian Leigh, considerada a primeira top model do mundo, faleceu no passado dia 7 de Julho, na Virgínia, nos Estados Unidos, aos 91 anos.
Dorian Elizabeth Leigh Parker foi a modelo mais importante da década de 1940. A sua imagem escultural e aristocrática apareceu nas capas das mais importantes revistas de moda do mundo, como Vogue, Harper's Bazaar e Look.
Dorian Leigh trabalhou como modelo entre as décadas de 1940 e 1960, depois decidiu retirar-se para abrir a sua própria agência de modelos, em Paris. Durante essas duas décadas, vestiu as criações das maiores casas de Alta Costura do momento, posou para fotógrafos tão conceituados como Irving Penn e converteu-se na imagem da Revlon através da objectiva de Richard Avedon. Diz-se inclusivamente que serviu de inspiração ao seu amigo Truman Capote para a personagem Holly Golightly, interpretada por Audrey Hepburn no filme “Breakfast at Tifanny's”.
A sua vida pessoal foi tão preenchida como a profissional. Casou quatro vezes, teve cinco filhos, escreveu livros de cozinha e dirigiu vários restaurantes em França. Em 1980, publicou a sua autobiografia, “The Girl Who Had Everything”. Foi ela quem recomendou a sua irmã mais nova, a também mundialmente famosa Suzy Parker, à agência de modelos Ford, para a qual trabalhava. Em 1997, a fundadora dessa agência, Eileen Ford, afirmou em entrevista à revista The Free Lance-Star, que Leigh tinha sido "a melhor modelo do seu tempo".
toda a informação retirada de:

Diane Von Furstenberg

Criadora do wrap-dress, Diane Von Furstenberg casou-se com um príncipe, recebeu o título de Princesa, mas deixou o castelo para se transformar em mito da moda. A designer belga naturalizada norte-americana é considerada umas das mais importantes criadoras de moda da década de 1970. “Quero que as mulheres se sintam poderosas e atraentes. Se você é confiante, é bonita”, afirmou Diane, 61 anos, que se converteu em ícone de moda na década de 70, quando criou os famosos vestidos-envelope (wrap-dresses), que se tornaram uma febre nos Estados Unidos ao simbolizar a libertação feminina. Diane escolheu a cidade de Nova Iorque para viver. Instalou-se num prédio inteiro no Meat Packing District, onde passou a funcionar a sua grife DFV. Depois de vender 5 milhões de wrap-dresses por semana e de ser capa do Wall Street Journal e da Newsweek, decidiu suspender o seu negócio devido a um processo de expansão mal planeado. Na década de 80, mudou-se para Paris e entrou para o ramo editorial. Só voltou ao mundo da moda em 1997. “Tenho muito orgulho do que fiz ainda muito jovem. Criei uma marca, mas perdi-a. Agora, voltei ao negócio com muito mais experiência”, relatou. Em 1998, publicou as suas memórias, "DIANE: A Signature Life". Em 2005, o Council of Fashion Designers of America (CFDA) distinguiu-a com o prémio carreira e em 2006 nomeou-a sua presidente.
Diane viaja pelo mundo em busca de inspiração. “Gosto de criar em cima da minha própria vida. Viajo muito, observo bastante e as minhas criações acabam por surgir desta aprendizagem”, afirma a designer.
toda a informação retirada de:

A mulher maravilha de Diane Von Furstenberg

Diane Von Furstenberg vai lançar uma nova colecção no próximo Outono, inspirada na personagem da DC Comics, Wonder Woman (Mulher Maravilha).
A linha compreende vestidos, calçado e alguns acessórios em pele em cores vibrantes e inspirados nos símbolos pelos quais a super heroína é conhecida. Criada em colaboração com a Warner Bros e a DC Comics, esta mini colecção visa angariar fundos para a Vital Voices Global Partnership - organização não governamental, sem fins lucrativos, que promove e defende a participação das mulheres em cargos de chefia - e estará disponível nas lojas Diane Von Furstenberg a partir do mês de Outubro. "A Wonder Woman é o símbolo da força, independência e liberdade feminina. Quando a Warner Bros me convidou para colaborar, pensei imediatamente que seria uma ideia divertida que iria reforçar a minha crença nas mulheres. A colecção vai inspirar cada mulher a ser a Mulher Maravilha que deseja ser”, afirmou a designer.
toda a informação retirada de:
site oficial da designer de moda Diane Von Furstenberg:

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Livros em destaque - A Sétima Porta

A Sétima Porta
Richard Zimler
Romance
Editora: Oceanos
Data: 2008
Título Original: The Seventh Gate
Tradução de Daniela Carvalhal Garcia
654 páginas.
No seu novo romance, Richard Zimler conta a história de mais um Zarco, Isaac, descendente de Berequias que conhecíamos de O Último Cabalista de Lisboa, apresentando uma perspectiva nova do Holocausto, que não atingiu apenas os judeus. Aqui descreve o destino, não menos horrível, dos seres "imperfeitos", os deficientes.
Passado durante a subida ao poder de Hitler e a guerra que os nazis moveram contra os deficientes, A Sétima Porta junta Sophie Riedesel - uma jovem espirituosa, artística e sexualmente ousada – com um grupo clandestino de activistas judeus e antigos fenómenos de circo liderados por Isaac Zarco. Quando uma série de esterilizações forçadas, estranhos crimes e deportações para campos de concentração dizimam o grupo, Sophie, agora já adulta, tem de lutar com todo o seu engenho para salvar tudo o que ama na Alemanha – a qualquer preço.
toda a informação retirada de:

Livros em destaque - A Chave de Cristal

A Chave de Cristal
Dashiell Hammett
Policial
Editora: O Quinto Selo
Data: 2008
Título Original: The Glass Key
Tradução de Gonçalo Neves
190 páginas
Paul Madigan, um homem corrupto e ambicioso, não isento de charme e sedução, procura, através do casamento com a filha de um senador, a chave para o sucesso: a herança de uma dinastia de políticos de elite. Será a sua avidez capaz de o tornar num assassino? No final de O Falcão de Malta, outro dos grandes policiais de Hammett, a estatueta cravejada de jóias, que todos cobiçam, revela-se uma cópia. Nesta admirável parábola sobre a cupidez e a ganância humanas, também a chave do sucesso se “transforma em cristal e se parte nas mãos ao tentar abrir a porta”.
toda a informação retirada de:

Exposições em destaque - Le Corbusier

Le Corbusier
Obra Gráfica
Até 31 Ago
A actual mostra dá-nos a conhecer mais um aspecto do versátil talento do arquitecto-artista. Desta exposição faz parte a litografia de 1963: A Mão Aberta, considerada uma das suas obras-primas, síntese da mensagem plástica que algumas palavras esclarecem:”Reconhece esta mão aberta/ a mão aberta/ levantada como/ um sinal de reconciliação/ aberta para receber/ aberta para dar.” Um soberbo conjunto de litografias realizado nos últimos dez anos da sua vida conjugam a depuração linear, o movimento e as sobreposições influenciadas pela colagem e pelo cubismo, como em Mulher com Mão Levantada. Já Mulher à Janela de 1958 revela um sentido espacial próximo da arquitectura, enquanto Retrato reflecte o esquematismo de uma figuração onde a linha conduz o vivo jogo das cores. Totem de 1963, a série Taurus, Bone 2, Mãos Cruzadas ou Athlete 7 apostam no contraste da linha negra, dúctil e firme, sobre fundos brancos onde a cor, em breves apontamentos, igualmente irradia as suas seduções.
Local: Centro Português de Serigrafia no Centro Cultural de Belém
toda a informação retirada de:
para mais informações consultar a agenda do Centro Português de Serigrafia:

Música em destaque - Rita Braga

Rita Braga
21 Ago: 18h30
Rita Braga é uma criativa intérprete de melodias alheias. Servindo-se do ukelele, instrumento havaiano semelhante ao cavaquinho, dá nova vida a canções tradicionais dos mais diversos cantos do mundo - Estados Unidos, Sérvia, México ou Polónia. Com imaginação e humor, a artista vai buscar inspiração a "muitas constelações do presente, passado e futuro", nas palavras da própria.
Este concerto surge no âmbito do projecto de dinamização do Espaço APAV & Cultura, (A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima), estando previstos vários eventos para o futuro.
Informações Úteis: nunocatarino@apav.pt ou 21 358 79 15
Entrada livre
toda a informação retirada de:

Dança em destaque - Reflexão de fachada

CCB Fora de Si - Reflexão de Fachada
Companhia Retouramont.
22, 23 Ago: 18h, 24 Ago: 16h, 18h
Apoiados a uma parede, os bailarinos constroem uma arquitectura fugitiva e transformam os espaços quotidianos dos habitantes em terreno lúdico de expressão. Trata-se de uma dança/escultura que revela os objectos aos quais se agarra, os espaços sobre os quais se demora, conferindo-lhes um espaço de vida efémero.
Informações Úteis: Paredes do Edifício
Entrada livre
toda a informação retirada de:
para mais informações consultar a programação do centro Cultural de Belém:

Dança em destaque - Trimurti (Os Três Rostos)

CCB Fora de Si - Trimurti (Os Três Rostos)
Tarikavalli, interpretação.
22 a 24 Ago: 21h30
Trimurti (que designa as três formas cognoscíveis aos humanos da divindade suprema Brâhman) é o título de um espectáculo de Bharata-Natyam, dança tradicional indiana de movimentos estilizados e graciosos, interpretado pela bailarina Tarikavalli, que lhe junta técnicas de abhinaya, trabalho de expressão do rosto e dos movimentos que visam comunicar ao público as emoções e sentimentos subjacentes à coreografia. Tarikavalli é de ascendência portuguesa, nascida em França, e dedicou-se ao estudo e à aprendizagem das danças tradicionais indianas desde muito cedo. A acompanhá-la, um conjunto de músicos interpreta ao vivo hinos e canções tradicionais da Índia.
Informações Úteis: Praça do Museu
Entrada livre
toda a informação retirada de:
para mais informações consultar a programação do Centro Cultural de Belém:

sábado, 16 de agosto de 2008

Cinema em destaque - Wall.E

Wall.E
De Andrew Stanton, com (vozes) Fred Willard, Jeff Garlin, Ben Burt. Burtt, Paul Eiding, Kim Kopf.
Animação / M6
Duração: 98m
Data: EUA, 2008
Depois de 700 anos a cumprir a missão de limpar a Terra do lixo que a tornou inabitável, Wall-E, abreviatura de Waste Allocation Load Lifter – Earth, descobre um novo propósito na vida: a robot Eve. Apaixonados, os dois partem numa viagem pela galáxia que lhes permite viver uma grande e divertida aventura.
toda a informação retirada de:
site oficial do filme Wall.E:

Cinema em destaque - Por culpa de Fidel

Por Culpa de Fidel
De Julie Gavras, com Nina Kervel-Bey, Julie Depardieu, Stefano Accorsi.
Drama / M12
Duração: 99m
Data: FRA/IRL, 2006
1970. Anna tem nove anos e uma vida simples e ordeira passada entre a escola religiosa e a casa dos pais. Neste quadro familiar perfeito destoa o tio, comunista, que luta em Espanha contra o regime de Franco. Mas a sua prisão e morte leva os pais da menina numa viagem até ao Chile, o que acaba por interferir com a vida de Anna.
toda a informação retirada de:
site oficial do filme La Faute à Fidel:

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Gabrielle "Coco" Chanel

GABRIELLE “COCO” CHANEL (1883–1971) nasceu em Saumur, França. Depois de uma passagem pelo teatro, onde adquiriu a alcunha “Coco”, iniciou a sua carreira como modista de chapéus. Em 1913, abriu a sua primeira loja em Paris. Com os seus chapéus e uma linha limitada de vestuário simples e funcional, fidelizou rapidamente uma clientela dedicada e ávida por se libertar dos opressivos espartilhos. O seu prático sportswear - com muitas peças feitas em jersey, um material até então invulgar e apenas utilizado em underwear masculino - tornou-se um enorme sucesso. As suas criações continuaram a marcar a moda das décadas de 1920 e 1930 e o seu famoso “little black dress” tornou-se um clássico do vestuário feminino do século XX.
Em 1939, quando a França declarou Guerra à Alemanha, Chanel fechou o seu atelier, mas após o conflito percebeu que não poderia ficar parada a assistir à ascensão de Christian Dior, cujo “New Look” triunfou no período pós-guerra. Embora muitos admirassem a feminilidade do visual proposto por Dior, com saias rodadas e cinturas marcadas, Chanel considerava que este não se adequava à mulher emancipada que tinha sobrevivido a uma segunda guerra e assumido um papel activo na sociedade. Tal como tinha feito após o primeiro grande conflito mundial, Chanel esforçou-se por libertar e reanimar a moda feminina, competindo com as propostas de uma nova geração de designers.
A sua colecção de regresso foi apresentada em 1953. Após três estações, Chanel reconquistou a notoriedade. Modernizou visuais clássicos, trabalhou sobre as tradicionais peças em tweed e conquistou uma nova geração de clientes. O clássico fato Chanel, em tweed, tornou-se um símbolo de estatuto e elegância.
Gabrielle Chanel morreu em 1971. A criação das linhas de Alta Costura e Pronto-a-Vestir foi assegurada por vários assistentes da designer até Karl Lagerfeld assumir a direcção criativa de ambas as colecções, em 1983.
toda a informação retirada de:
site oficial da marca de luxo Chanel:

Audrey Tautou interpreta Coco Chanel

A vida de Gabrielle “Coco” Chanel continua a inspirar a sétima arte. Depois de Anna Mouglalis interpretar o papel da lendária criadora francesa no filme “Coco & Igor” de Jan Kounen, que relata a história de amor entre Chanel e o compositor russo Igor Stravinski, chega agora a vez de Audrey Tautou assumir o papel da designer em "Coco Before Chanel". Este novo filme, realizado por Anne Fontaine, retraça a juventude de Gabrielle Chanel, antes da sua glória e sucesso: a sua infância no orfanato, a sua estreia como modista, os seus primeiros encontros decisivos. Enquanto esperamos pelas primeiras imagens, apresentamos o cartaz do filme, onde Audrey Tautou assume a imagem de uma garçonne “Coco” Chanel, vestida de homem e com o cabelo curto.

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Jimmy Choo

Jimmy Choo fez história ao produzir sapatos sob encomenda no seu atelier no East End, em Londres. Em 1996, o artesão foi descoberto por Tamara Mellon, que comprou metade do seu negócio e apresentou os seus trabalhos às principais jornalistas de moda da Europa. O sucesso foi imediato. Pouco tempo depois, era inaugurada a primeira loja Jimmy Choo, em Knightsbridge. Seguiram-se mais quatro espaços na capital inglesa: New Bond Street, Draycott Avenue, Harvey Nichols e Selfridges. Em dez anos, Tamara Mellon transformou a marca Jimmy Choo num ícone de luxo mundial. O grande boom veio com a abertura da primeira loja americana, em Hollywood, e com a chegada da jovem Sandra Choi, actual designer da marca e ex-assistente de Choo, que passou a desenvolver colecções mais ousadas e jovens, sem esquecer a qualidade e o perfeccionismo concedidos por Jimmy Choo. O sucesso no mercado americano levou à inauguração de outras lojas em Nova Iorque, Las Vegas e Los Angeles. A marca chegou posteriormente a Madrid, Tóquio, Bangkok, Dubai e São Paulo. O sucesso consolidou-se com a inauguração de uma loja na sofisticada Avenue Montaigne, em Paris.
Os sapatos Jimmy Choo são descritos como jóias e atraem celebridades como Madonna, Cameron Diaz, Catherine Zeta-Jones e Sarah Jessica Parker. Os materiais são de primeira qualidade e há sandálias em seda, outras em pele de crocodilo, com detalhes surpreendentes como laços de veludo e fivelas de strass.
toda a informação retirada de:

O glamouroso mundo de Jimmy Choo

A editora inglesa, Bloomsbury, vai lançar em 2009 um livro dedicado ao mundo de Jimmy Choo, intitulado “The towering World of Jimmy Choo: A glamourous story of power, profits and pursuit of the perfect shoe”.
Lauren Goldstein Crowe, editora de moda, e Sagra Maceira de Rosen, responsável pelo departamento de Luxury & Retail da empresa Reig Capital Group, uniram forças para criar um livro que visa mostrar os dois lados do mundo da moda: o glamour e o negócio, analisando-os com vigor e rigor.
A publicação contará a história de Tamara Mellon que passou de editora de acessórios da Vogue inglesa a proprietária da marca Jimmy Choo, transformando-a num ícone do século XXI.
“The towering World of Jimmy Choo” revelará os segredos desta bem sucedida marca de calçado de luxo, que actualmente concorre com grifes como Christian Louboutin ou Manolo Blahnik, desde a contratação de Robert Bensoussan como director executivo até a perspicácia de Tamara Mellon na arte das relações públicas ou o seu curioso acordo com a famosa série “Sex and The City”.
“The towering World of Jimmy Choo” pretende converter-se num best seller e numa referência no mundo da moda. O lançamento está agendado para Março de 2009.
toda a informação retirada de:
site oficial da marca de de calçado de luxo Jimmy Choo:
site oficial da editora inglesa Bloomsbury:

Designers de moda vestem figuras da Commedia Dell'Arte italiana

Anselmo - Adeline André - 2008
Julia - Christian Lacroix - 2008 Donna Martina - Damiano Biella - 2008 Lalage - Dominique Sirop - 2008 Isabella - Elie Saab - 2008 Lucinda - Esteban Cortazar - 2008
Pierrot - Franck Sorbier - 2008 Capitano Spavento - Gareth Pugh - 2008 Dottore - Gustavo Lins - 2008 Corine - Igor Chapurin - 2008 Octavio - Maurizio Galante - 2008
Scaramuz - Naoki Takizawa - 2008 Leda - Pascal Millet - 2008 Pantalone - Ralph Rucci - 2008 Colombine - Viktor & Rolf - 2008 Mezzetino - Vivienne Westwood - 2008
todas as imagens retiradas de: